Comunicado vagas – Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico

Terça-feira, 9 de fevereiro de 2021 Diário Oficial Poder Executivo – Seção I São Paulo, 131 (26) – 74, 75

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE GUARULHOS NORTE

Comunicado Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico

A Dirigente Regional de Ensino, da Diretoria de Ensino – Região de Guarulhos Norte, torna público os critérios estabelecidos para seleção e designação de Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico desta Diretoria de Ensino.

O processo de inscrição, seleção e designação de Professor Coordenador no Núcleo Pedagógico desta Diretoria de Ensino, atenderão os dispositivos da Resolução SE 75, de 30-12- 2014, e serão conduzidos em conformidade com o disposto no presente edital:

Período de Inscrições:08/02 a 19-02-2021, no Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Guarulhos Norte.

1- Vagas:

09 vagas para Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico – PCNP, sendo:

01 vaga para Anos Iniciais

01 vaga para Biologia

01 vaga para Geografia

01 vaga para História

01 vaga para Língua Portuguesa

02 vagas para Matemática

01 vaga para Projetos Especiais

01 vaga para Quimica

2- Dos requisitos para o exercício da função:

I- Ser docente titular de cargo ou ocupante de função- -atividade, podendo se encontrar na condição de adido ou em readaptação, sendo que, no caso de docente readaptado, a designação somente poderá ocorrer após manifestação favorável da Comissão de Assuntos de Assistência à Saúde da Secretaria de Gestão Pública – CAAS.

II- Contar com, no mínimo, 3 anos de experiência no magistério público estadual (1.095 dias de efetivo exercício).

III- Ser portador de diploma de licenciatura plena.

IV- Encontrar-se em efetivo exercício.

V- Ter conhecimento dos Programas Ler e Escrever e EMAI, no caso dos candidatos à vaga de PCNP dos Anos Iniciais.

a) O docente, classificado em unidade escolar da circunscrição da Diretoria de Ensino, terá prioridade na indicação para designação, no posto de trabalho de Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino-PCNP.

b) Em caso de indicação de docente não classificado na forma estabelecida para as designações a que se refere o item anterior, deverá ser exigida a apresentação de anuência expressa do superior imediato do docente na unidade escolar de origem, previamente ao ato de designação.

c) A designação para atuar como Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico somente poderá ser concretizada quando houver substituto para assumir as aulas da carga horária do docente a ser designado.

3- Carga Horária, conforme Art.9º da Resolução Seduc 03, de 11-01-2021:

A carga horária a ser cumprida pelo docente para o exercício da função gratificada de PCNP será de 40 horas semanais, distribuídas por todos os dias da semana.

4- Das atribuições dos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico, conforme Art.73 do Decreto 57.141, de 18-07-2011, artigo 6º da Resolução SE 75/2014 e artigo 6º Resolução Seduc 03/2021:

Os Núcleos Pedagógicos, unidades de apoio à gestão do currículo da rede pública estadual de ensino, que atuam preferencialmente por intermédio de oficinas pedagógicas, em articulação com as Equipes de Supervisão de Ensino, têm as seguintes atribuições:

I- implementar ações de apoio pedagógico e educacional que orientem os professores na condução de procedimentos relativos a organização e funcionamento do currículo nas modalidades de ensino;

II- orientar os professores:

a) na implementação do currículo;

b) na utilização de materiais didáticos e paradidáticos;

III- avaliar a execução do currículo e propor os ajustes necessários;

IV- acompanhar e orientar os professores em sala de aula, quando necessário, para garantir a implementação do currículo;

V- implementar e acompanhar programas e projetos educacionais da Secretaria relativos à área de atuação que lhes é própria;

VI- identificar necessidades e propor ações de formação continuada de professores e de professores coordenadores no âmbito da área de atuação que lhes é própria;

VII- participar da implementação de programas de formação continuada, em articulação com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação;

VIII- acompanhar e apoiar reuniões pedagógicas realizadas nas escolas;

IX- promover encontros, oficinas de trabalho, grupos de estudos e outras atividades para divulgar e capacitar professores na utilização de materiais pedagógicos em cada disciplina;

X- participar do processo de elaboração do plano de trabalho da Diretoria de Ensino;

XI- elaborar o plano de trabalho do Núcleo para melhoria da atuação docente e do desempenho dos alunos;

XII- orientar, em articulação com o Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado-DEMOD, as atividades de educação especial e inclusão educacional no âmbito da área de atuação que lhes é própria;

XIII- acompanhar o trabalho dos professores em suas disciplinas e as metodologias de ensino utilizadas em sala de aula para avaliar e propor ações de melhoria de desempenho em cada disciplina;

XIV- organizar o acervo de materiais e equipamentos didático-pedagógicos;

XV- articular com a Coordenadoria Pedagógica, e com as escolas a implantação e supervisão das salas de leitura;

XVI- analisar os resultados de avaliações internas e externas e propor medidas para melhoria dos indicadores da educação básica, no âmbito da área de atuação que lhes é própria.

5- O PCNP tem o compromisso de:

a) identificar e valorizar os saberes do Professor Coordenador – PC da unidade escolar;

b) fortalecer o papel do PC como formador de professores;

c) oferecer subsídios teóricos e operacionais de sustentação da prática do PC;

d) organizar e promover Orientações Técnicas visando a esclarecer e orientar os PCs quanto à observância:

d.1- dos princípios que fundamentam o currículo e os conceitos de competências e habilidades;

d.2- dos procedimentos que otimizam o desenvolvimento das habilidades e competências avaliadas pelo Saresp (observar, realizar e compreender);

d.3- das concepções de avaliação que norteiam o currículo e a aprendizagem no processo-AAP e Saresp, articuladas com as avaliações internas das escolas;

e) proporcionar aos PCs a reflexão sobre a metodologia da observação de sala e os princípios que a efetivam na prática;

f) promover a construção de instrumentos colaborativos e de indicadores imprescindíveis ao planejamento, à efetivação da observação, ao feedback e à avaliação;

g) acompanhar o processo de ensino e aprendizagem nas unidades escolares, bem como o desempenho de gestores, professores e alunos;

h) verificar os registros de observação realizados pelo PC da unidade escolar sobre a Gestão da Sala de Aula, para análise e monitoramento de ações de formação;

i) realizar ações de formação para os professores visando à implementação do currículo e colaborando na construção e no desenvolvimento de situações de aprendizagem;

j) analisar as metas definidas na proposta pedagógica das escolas e os resultados educacionais atingidos, a fim de indicar estratégias que visem à superação das fragilidades detectadas na verificação:

j.1- dos resultados atingidos, identificando quais as habilidades a serem priorizadas;

j.2- dos Planos de Ensino/Aula dos professores, identificando a relação existente entre as habilidades/competências pretendidas e os conteúdos relacionados nos Planos de Ensino/ Aula;

l) promover orientações técnicas com a finalidade precípua de divulgar e orientar o planejamento, a organização e a correta utilização de materiais didáticos, impressos ou em DVDs, e recursos tecnológicos disponibilizados nas escolas;

m) acompanhar os processos formativos desenvolvidos pelo PC da unidade escolar, a fim de:

m.1- verificar o Plano de Formação Continuada do PC, bem como os registros das reuniões nos horários de trabalho pedagógico coletivo, para identificação das formas de implementação do currículo;

m.2- verificar o cumprimento das ações de formação contempladas no Plano de Formação Continuada do PC, em sua participação nas reuniões nos horários de trabalho pedagógico coletivo;

m.3- realizar intervenções pedagógicas, oferecendo contribuições teóricas e/ou metodológicas que visem à construção do espaço dialógico de formação;

m.4- analisar os materiais didáticos e paradidáticos, identificando sua relação e pertinência com o currículo e seu efetivo uso;

6- de sua atuação, a fim de atender com eficiência e eficácia às demandas peculiares à área/disciplina pela qual é responsável, dentre as seguintes áreas/disciplinas do Núcleo Pedagógico:

a) Linguagens, abrangente às disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte e Educação Física;

b) Matemática;

c) Ciências da Natureza, abrangente às disciplinas de Ciências Físicas e Biológicas, Física, Química e Biologia;

d) Ciências Humanas, abrangente às disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia;

e) Educação Especial;

f) Tecnologia Educacional, observadas as demais atribuições, definidas por detalhamento na Resolução SE 59, de 2 de junho de 2012; e

g) Programas e Projetos da Pasta.

7- Do perfil profissional:

Do candidato é esperado o seguinte perfil profissional:

a) Ser capaz de desenvolver ações de formação continuada de professores e de acompanhamento do processo pedagógico na escola.

b) Possuir e ser capaz de desenvolver, cotidianamente, competência relacional e atuar para a consecução dos princípios da gestão democrática.

c) Atuar na perspectiva da educação inclusiva e na construção de um espaço coletivo de discussão da função social da escola.

d) Possuir habilidade gerencial e técnico-pedagógica e ser capaz de desenvolver ações de implantação e desenvolvimento do Currículo Oficial junto às equipes escolares, especialmente junto aos professores.

e) Demonstrar interesse para o aprendizado e o ensino e compreender os processos administrativos e financeiros como meios para a consecução dos objetivos pedagógicos.

f) Possuir habilidades inerentes para o bom atendimento ao público escolar, tanto do ponto de vista técnico quanto relacional.

g) Possuir disponibilidade para atender a convocação dos órgãos da Pasta, inclusive em municípios diversos da sede de exercício.

h) Possuir habilidade no uso didático-pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

i) Disponibilidade para atuar nos períodos em que a unidade funciona.

8- Dos documentos necessários:

No ato de inscrição o candidato deverá preencher a ficha disponível na Diretoria de Ensino e entregar cópias dos documentos abaixo relacionados:

a) Documento oficial com foto(RG civil, CNH ou Passaporte Nacional) e CPF;

b) Currículo vitae;

c) Declaração de contagem de tempo de serviço no magistério público estadual, que comprove 1.095 (um mil e noventa e cinco dias) de efetivo exercício;

d) Fichas 100, de 01-07-2017 até 30-06-2020.

e) Cópia do Holerite do mês corrente da abertura deste edital;

f) Cursos promovidos pela SEE/SP, em qualquer de suas instâncias, especialmente aqueles que se referirem diretamente à atuação do professor coordenador de Núcleo Pedagógico, se houver;

g) Cursos de graduação, especialização ou pós-graduação, bem como os respectivos históricos Escolares, além dos cursos de atualização, que considere pertinentes ao exercício da função de professor coordenador, nos termos das atribuições do posto de trabalho e do perfil profissional esperado, se houver;

h) Declaração de anuência, assinada pelo Diretor da Unidade Escolar de origem;

i) Proposta de trabalho de acordo com a resolução vigente

9- Da indicação para entrevista:

a) Para seleção dos candidatos, a Dirigente Regional, poderá designar Comissão constituída por até dois Supervisores e Diretor do Núcleo Pedagógico e ou substituto.

b) A entrevista será agendada após a indicação pela Dirigente dos candidatos selecionados e versará sobre as competências relacionadas às atribuições da função e sobre o perfil profissional do candidato.

c) No ato da entrevista, os candidatos selecionados deverão comprovar os cursos constantes na ficha de inscrição.

d) Para as entrevistas, além da Dirigente Regional, poderá ocorrer a participação da Supervisão de Ensino e/ou Diretor do Núcleo Pedagógico.

10- Dos resultados:

a) Após realização das entrevistas, a Dirigente, apoiada pela Comissão designada, se houver, poderá indicar o docente que venha a ser selecionado para ocupar o posto de trabalho levando em conta o resultado da entrevista, o perfil profissional e o percurso acadêmico comprovado na entrega de documentos.

11- Etapas:

a) A inscrição e entrega de documentos conforme item 08, deverá ser realizada no Núcleo Pedagógico desta Diretoria de Ensino, situada à Rua Cristóbal Claudio Elillo, 278-Parque Cecap- -Guarulhos-SP no período de 08/02 a 19-02-2021, das 9h às 16h.

b) A data e horário das entrevistas serão informados aos candidatos selecionados, após análise dos documentos.

c) Indicação e designação do docente.

12- Disposições finais:

a) As etapas deste processo de seleção não poderão ser feitas por procuração.

b) Situações omissas serão decididas pela Dirigente de Ensino ouvida a Comissão, se necessário, à luz da Resolução SE 75/14 e Resolução Seduc 03/2021 e demais diplomas legais aplicáveis.