Atribuições do CIE
Decreto nº 64.187, de 17 de abril de 2019
Artigo 76 – Os Centros de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar têm as seguintes atribuições:
I – Por meio de seus Núcleos de Vida Escolar:
- a)orientar as escolas quanto a:
- atividades e registros de vida escolar dos alunos;
2.expedição, organização e guarda de certificados, diplomas e outros documentos dos alunos, de acordo com as normas vigentes; - b)verificar:
- os históricos escolares e documentos afins, encaminhando aos superiores hierárquicos os casos suspeitos de irregularidade;
2.a regularidade da expedição de documentação referente aos cursos de educação de jovens e adultos; - c)organizar arquivo de currículo das escolas, inclusive das extintas;
- d)receber e verificar os documentos que instruem a expedição de diplomas e tomar as providências necessárias para registro;
II – Por meio de seus Núcleos de Gestão da Rede Escolar e Matrícula:
- a)dimensionar as necessidades de atendimento escolar, bem como consolidar a demanda por vagas;
- b)operacionalizar o processo de matrícula de alunos na rede estadual, em articulação com o Centro de Matrícula, do Departamento de Planejamento e Gestão da Rede Escolar e Matrícula, apoiando seu gerenciamento;
- c)prestar informações e orientações aos pais sobre matrícula, transferências e outros eventos de vida escolar, sempre que solicitadas;
- d)propor o plano de ampliação e construção de novas escolas;
- e)assistir os municípios participantes do programa de municipalização do ensino;
III – por meio de seus Núcleos de Informações Educacionais e Tecnologia:
- a)gerenciar:
- os recursos e serviços de inclusão digital;
2.os recursos e ambientes tecnológicos de informática; - b)participar de sistemas de avaliação, externos e internos, em apoio às unidades centrais responsáveis da Secretaria;
- c)definir prioridades e acompanhar a execução de atividades que requeiram uso simultâneo dos recursos informatizados da Diretoria de Ensino;
- d)organizar e manter atualizados portais eletrônicos, dentro dos padrões definidos pela Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidências e Matrícula;
- e)administrar os processos de coleta de informações na Diretoria de Ensino e nas escolas sob sua circunscrição;
- f)apoiar e acompanhar pesquisas, aplicação de avaliações estaduais, nacionais e internacionais de desempenho da educação e outras informações solicitadas pelas unidades centrais da Secretaria;
- g)apoiar as escolas na área de tecnologia da informação.